sábado, 17 de maio de 2008

Homem de Ferro: pode assistir despreocupado!

Pessoalmente, como fã de quadrinhos de super-heróis, eu nunca gostei muito do Homem de Ferro, por considerá-lo como o “primo pobre” do Batman. Um super-herói sem grandes poderes, multi-bilionário que usa seu dinheiro para adquirir bugingangas que ele usa para combater o crime? Soa familiar, não? Por isso, a notícia de que fariam um filme do Homem de Ferro nunca me animou muito.

Porém, minha opinião começou a mudar à medida que mais notícia chegavam. Jon Favreau na direção, ILM nos efeitos especiais, Jeff Bridges como vilão, Robert Downey Jr. Como Tony Stark... Pareciam estar fazendo tudo certo. E então vieram os trailers, e as expectativas sobre o filme, não só minhas, mas como de muita gente, voaram tão alto quanto Tony Stark em seu traje. E o filme em si, agora que já está nas salas de cinema, com certeza atendeu às mais altas expectativas!

Comecemos com Robert Downey Jr. O engraçado é que seu nome nem mesmo tenha sido cogitado pelos fãs nas discussões online sobre “quem deveria interpretar o Homem de Ferro”, mas quando seu nome foi anunciado, todo mundo concordou que a escolha era perfeita. E ao assistir a fita, só podemos concordar também. Robert conseguiu, de maneira magistral, conceber as duas facetas de Tony Stark--o playboy e o gênio--, agradando até os fãs mais exigentes dos quadrinhos.

Os efeitos visuais merecem menção honrosa, pois tudo é bastante convincente e real. Tanto que é difícil dizer se estamos olhando para uma armadura de verdade ou feita em CGI (computação gráfica). O que não aconteceu, por exemplo, em Homem-aranha, que apesar de ser também excelente (bom, pelo menos os dois primeiros...), há momentos em que podemos claramente separar um take real de um virtual, enquanto o aracnídeo saltita por Manhattan. Mas, claro, estamos falando da ILM, a mesma companhia responsável pelos efeitos de Transformers e do Hulk que está para chegar. E, é claro, Star Wars.

Quanto à ação, ao contrário do que se possa pensar ao assistir os trailers, não é muita. O primeiro Hulk, por exemplo, tem muito mais ação. Mas não se engane: isso não diminui em nada a grandeza deste filme, já que o ritmo e a força da história e dos personagens são tão intensos. Há grandes cenas de ação no filme; apenas não tanto quanto você possa estar esperando. Mas, repito: suas outras qualidades mais do que compensam por isso.
Além de tudo, o filme não aliena aqueles que não sabem nada sobre o herói, como é comum em outros filmes de super-herói, e ao mesmo tempo gratifica os fãs em vários momentos da fita.

A única coisa ruim a ser dita sobre Homem de Ferro (além da já mencionada “suposta” falta de ação), é que estaremos mais exigentes com os outros filmes de herói este ano. Homem de Ferro estabeleceu um novo padrão, por ser um filme tão divertido, excitante e interessante. Até mesmo quem não é fã de quadrinhos irá gostar, nem que seja pelo menos pelas grandes atuações (sim, apesar do preconceito em relação às fitas de heróis, Robert Downey Jr. até que merecia um Oscar dessa vez). É claro, pessoalmente ainda acho que Batman Begins e Homem-Aranha (o primeiro) ainda estejam à frente, Homem de Ferro estabeleceu um nível que os outros filmes de heróis acharão difícil superar nos próximos meses. Talvez The Dark Knight apresente um desafio à altura? Por mais que eu goste do Batman, tenho minhas dúvidas. Homem de Ferro é, trocando em miúdos, simplesmente sensacional!


Nenhum comentário: