segunda-feira, 12 de maio de 2008

Vídeo game do Homem de Ferro!


A sequência já virou tradição nos dias modernos: primeiro os quadrinhos, depois a grande tela, e então o vídeo game. Infelizmente, o caminho dos super-heróis e inconstante e raramente--ou quase nunca--livre de tropeços. A apreensão dos fãs começa quando o filme é anunciado: "Será que o filme vai prestar? O que farão com nosso herói favorito?". O medo se justificava pelas "liberdades" (alguns diriam "aberrações") tomadas por alguns diretores/produtores, ou quem quer que estivesse por trás das câmeras. Que o digam os fãs de Batman, que já foram obrigados a engolir mamilos proeminentes na "armadura" do cavaleiro das trevas. Só pra citar um exemplo...
Quanto aos vídeo games, bem... No meu tempo era outra história. Os consoles mais avançados eram coisas como Mega Drive e Super Nintendo, e nunca esperávamos muito dos jogos que saíam logo após os filmes dos nossos heróis favoritos; tínhamos consciência das limitações tecnológicas da época , e nos dávamos por satisfeitos se apenas o jogo "não fosse ruim".
Mas hoje em dia a história é outra. Temos o poder de consoles como o PS e Xbox, sabemos das maravilhas que são capazes de fazer, e nos tornamos tão exigentes com a indústria dos games quanto sempre fomos com a indústria do cinema.
Queremos que não só façam justiça aos nossos heróis na tela grande, como também na tela da nossa sala.
E é por isso mesmo que dificilmente Iron Man: The Video Game, da Sega, será bem aceito. E ao que tudo indica, não está sendo mesmo. O jogo tem recebido avaliações desfavoráveis dos sites especializados. As principais queixas têm sido em relação à complexidade do jogo, descrita como "difícil" para o jogador casual--aquele que compra o jogo pelo furor causado pelo filme, e espera apenas descontrair-se por alguns minutos com um jogo que não exija muito do seu tempo e dedicação (principalmente para aprender os controles e a mecânica do jogo)--, e "desinteressante" para o jogador mais dedicado, aquele que espera um jogo refinado, que prenda sua atenção por horas, e justifique sua dedicação e expectativa.
O game erra em vários outros pontos, como por exemplo a discrepância entre os objetivos com limite de tempo e a quantidade de inimigos que é jogada contra você. Parece ser quase impossível escolher entre cumprir o objetivo e destruir os vários inimigos que atiram contra você e vão se acumulando caso não sejam destruídos. Resultado: Iron Man é abatido, quase sempre, antes de conseguir cumprir o objetivo. A discrepância se estende às fases e seus respectivos "bosses", ou "chefões" no fim da fase. Muitas fases são muito fáceis, mas seus chefões muito difíceis, capazes de derrubá-lo com apenas três tiros. Resultado:
sem checkpoints no meio da fase, será necessário reiniciar toda a fase até se chegar ao chefão novamente--apenas para ser abatido novamente. E o ciclo se repete.
E por falar em repetição, você achará as animações de Iron Man destruindo tanques e helicópteros bem legais... até ser obrigado a vê-las um trilhão de vezes, já que as animações são pouco variadas.
Isso tudo sem contar os problemas mais básicos: com funções como planar, voar, entrar em combate corpo-a-corpo, algumas manobras evasivas e três sistemas diferentes de armas para dominar, controlar Iron Man se torna mais uma dor de cabeça do que diversão. Serão necessárias várias horas apenas para pegar as manhas de voar e planar. Nada bom para quem só está esperando por uma tarde de entretenimento, hein?
Mas nós aqui do Cinaleiro incentivamos você a tirar suas próprias conclusões. Enquanto isso, curta algumas imagens:






Nenhum comentário: